Friday, November 18, 2005

Downloads e tipos de ficheiros

Downloads e tipos de ficheiros

Downloads:
Com a WWW, descarregar ficheiros de um computador remoto para um computador local torna-se tão fácil quanto um simples clique de um rato. Tudo o que se faz na web, de uma forma ou outra, acaba por ser um processo de download, uma vez que ao aceder a uma página toda a informação de texto e de imagem é descarregada do servidor para o seu computador local.
Para descarregar software o processo é basicamente igual, o browser inspecciona a extensão do ficheiro a descarregar e se não o reconhecer pede que o visualizador/viewer seja configurado de forma a permitir que o tipo de ficheiro seja visionado, ao mesmo tempo pergunta se o quer guardar para disco local. Clicando com o botão direito do rato (ou mantendo o botão do rato premido caso esteja a utilizar um MAC) obtêm-se outra forma de descarregar ficheiros, após este processo aparecerá um menu "pop-up". Seleccionando o gravar para disco o ficheiro passa a ser descarregado.

Ficheiros Comprimidos
A maioria das vezes os ficheiros que se encontram na Internet estão comprimidos de forma a facilitar e diminuir o tempo de download. Para conseguir descomprimir estes ficheiros necessitará de instalar um programa de descompressão. Para computadores pessoais com o sistema operativo MS Windows o utilitário de compressão/descompressão mais utilizado chama-se WINZIP LINK, para Macintosh OS a aplicação mais utilizada chama-se Stuffit.

Tipos de ficheiros:
Enquanto navega pela WWW encontrará com certeza inúmeros ficheiros electrónicos prontos para serem descarregados para o seu computador local. A melhor forma de identificar estes ficheiros é através da sua extensão que normalmente aparece após o ponto (ex: .html) ocupando entre 2 a 4 letras. A grande maioria dos sites contém ficheiros para quase todos os sistemas operativos, tornando-se muitas vezes necessário identificar os ficheiros mais apropriados para a sua máquina. Em baixoencontra uma lista dos ficheiros mais comuns.

Ficheiros de texto simples
.html/.htm
A linguagem de desenvolvimento de páginas web. Este ficheiro é do tipo ASCII e necessita de um browser para ser visionado.

.txt
Um ficheiro de texto simples. Este ficheiro é do tipo ASCII e poderá ser visionado utilizando um processador de texto ou um editor simples tal como o Notepad.

Ficheiros de Texto formatado
.doc
Um ficheiro comum no mundo dos PC's. Este ficheiro é do tipo ASCII e é proveniente do Microsoft Word, do Word Perfect para Windows ou de outro processador de texto que grave neste formato.

.pdf
Portable Document Format, um formato proprietário da Adobe Systems Inc. que permite a transferência de ficheiros formatados (textos, brochuras, etc.) via Internet. Estes mantêm o mesmo aspecto em qualquer plataforma. Este ficheiro é do tipo Binário, sendonecessário instalar o Adobe Acrobat Reader. Esta aplicação existe para as plataformas Windows, Mac e Unix.

.ps
PostScript. Este ficheiro é do tipo ASCII sendo, no entanto, impossível de ler a não ser por uma impressora PostScript. Existe, por outro lado, uma aplicação que se chama GhostScript link que tem a capacidade de ler estes ficheiros. Existe para as plataformas Windows, Mac e Unix.

Ficheiros comprimidos
.arc
Uma tecnologia já com alguns anos que não é muito eficiente no seu método de compressão. Este ficheiro é do tipo Binário e poderá servir para a troca de ficheiros com uma máquina que tenha um sistema operativo mais antigo.

.arj
Um formato muito comum especialmente para máquinas com o sistema operativo MS-DOS. Este ficheiro é do tipo Binário e apesar de lento (a comprimir/descomprimir) faz um melhor trabalho do que muitos dos outros ficheiros concorrentes.

.bin
Ficheiro do tipo MacBinary II encoded, necessita de uma aplicação chamada Stuffit Expander. Deverá ser descarregado como binário Mac ou binário de forma a não ser corrompido.

.exe
Um programa de DOS ou Windows ou um ficheiro Self-extracting (auto-descompressão). Este ficheiro é do tipo binário, sendo normalmente executado a partir de um duplo-clique sobre o ícone do ficheiro.

.gz/gzip
O programa de compressão adoptado pelo Projecto GNU, muito utilizado nas plataformas UNIX e PC. Este ficheiro é do tipo Binário.

.hqx
Um formato comum na plataforma Macintosh. Este ficheiro é do tipo Binário, e com esta extensão significa que foi convertido para ASCII de forma a poder ser transportado através da Internet com o máximo de segurança. Utiliza-se um programa (Stuffit Expander) para descomprimir este tipo de ficheiros.

.sit
Novamente um ficheiro utilizado na plataforma Macintosh. Este ficheiro é do tipo binário e foi criado a partir da aplicação Stuffit e deverá ser descomprimido com o stuffit expander.

.sea
Self-extracting archive (arquivo auto-descompremível) da plataforma Macintosh. Este ficheiro é do tipo Binário sendo por norma uma quantia de ficheiros comprimidos em conjunto de forma a facilitar o seu descarregamento. Como a descompressão é feita automaticamente não é necessário software específico.

.tar/.tar.gz/.tar.Z/.tgz
Um arquivo muito utilizado na plataforma UNIX que também existe para PC. Este ficheiro é do tipo Binário. O Tar (Tape Archive) não comprime os ficheiros mas sim cria arquivos. É comum encontrar ficheiros Tar posteriormente comprimidos utilizando o gzip (.tar.gz). No Mac estes ficheiros são abertos utilizando o Tar, no Windows poderemos utilizar o Winzip.

.uu
Um ficheiro Uuencoded do tipo Binário. A técnica de Uuencoding permite converter um ficheiro binário em texto, de forma a poder ser enviado via e-mail. Muitas vezes não se vê a extensão tipo .uu, uma vez que a grande maioria dos programas de e-mail decifram automaticamente este código.

.Z
Um formato de compressão da plataforma UNIX. Este ficheiro é do tipo Binário pode ser descomprimido utilizando o WinZip no PC ou Stuffit no Mac.

.zip
Um formato muito comum no mundo do DOS e Windows que utiliza um utilitário DOS nomeado Pkzip. Este ficheiro é do tipo Binário, podendo ser descomprimido com o WinZip para Windows ou com o Stuffit no Macintosh.

.gif
Graphic Interchange Format, é concerteza o ficheiro gráfico mais comum na Internet. Este ficheiro é do tipo binário. Por norma qualquer browser tem capacidade para abrir uma imagem gravada neste formato.

.jpg/jpeg/jfif
Um standard de compressão de imagem muito utilizado para fotografias e imagens. Este ficheiro é do tipo binário. Podemos abrir este tipo de ficheiro na grande maioria dos programas de tratamento de imagem e nos browsers.

.Tiff/tif
Um formato de ficheiro de alta resolução e por norma de grande peso. Este ficheiro é do tipo binário. Pode ser aberto utilizando a grande maioria de programas de tratamento de imagem.

Ficheiros audio
.au/uLaw/MuLaw
Um dos ficheiros de áudio mais comuns da Internet. Este ficheiro é do tipo binário. Poderá ser aberto com um programa de edição de som convencional.

.aiff
Outro formato áudio comum. Este ficheiro é do tipo binário, necessita do mesmo tipo de programas que os ficheiros .au.

.ra
Um formato proprietário chamado Real Audio Link, desenvolvido pela RealNetworks. Este ficheiro é do tipo binário e permite ouvir o som em tempo real. Necessita da aplicação Real Player.

.wav
O formato de som nativo do Windows. Este ficheiro é do tipo binário e pode ser ouvido com os "sound players" vulgares.

Ficheiros vídeo
.avi
O formato standard de vídeo do Windows. Este ficheiro é do tipo binário e necessita de uma avi player para ser visionado.

.mov/.movie
O formato comum para filmes em QuickTime nativos da plataforma Macintosh. Este ficheiro é do tipo binário. Poderá ser visionado com o Apple QuickTime player.

.mpg/.mpeg
Um formato standard de vídeo que utiliza a compressão mpeg. Este ficheiro é do tipo binário.

.qt
Outra extensão de filmes QuickTime. Este ficheiro é de tipo binário.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home