TRI NET Trabalho Colaborativo
Friday, November 18, 2005
Leitura Recomendada
Leitura Recomendada
- Search Engine Watch
Na minha opinião um dos melhor site de informações sobre tecnologias e novidades na área de procura de informações na Web. Além do site em si, é oferecida gratuitamente a assinatura de um boletim electrónico, distribuído mensalmente, chamado Search Engine Report. Para subscrever, basta preencher o formulário que se encontra em http://searchenginewatch.com/sereport
- Specialty Search Engines - http://www.searchenginewatch.com/facts/specialty.html
- Altavista Help - http://altavista.digital.com/av/content/help.htm
Sites de Busca mais Conhecidos
- AltaVista - http://www.altavista.com/
- Yahoo! -www.yahoo.com.br
- LookSmart - http://www.looksmart.com/
- GoTo - http://www.goto.com/
- Google –www.google.pt
- NorthernLight - http://www.northernlight.com/
- Infoseek - http://www.infoseek.com/
- Lycos - http://www.lycos.com/
- Netscape Open Directory - http://dmoz.org/
- HotBot - http://www.hotbot.com/
Metabusca
- Profusion.com
- Copernic.com
- SavvySearch.com
- Mamma.com
- Metacrawler.com
- Dogpile.com
Como traduzir páginas on-line

No endereço cuja imagem se reproduz acima (http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR) podemos fazer tradução de páginas web de um modo muito simples bastando para isso introduzir o endereço da página que queremos traduzir.
Preenchendo o URL nesta janela e clicando no botão obteremos o resultado pretendido.
Eis o resultado da tradução do site www.dpreview.com cujo original é em inglês.
O que é o FTP, para que serve?
FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.
Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).
A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de ficheiros e acesso a sistemas de ficheiros remotos (com a mesma interface usada nos ficheiros locais).

Downloads e tipos de ficheiros
Downloads e tipos de ficheiros
Downloads:
Com a WWW, descarregar ficheiros de um computador remoto para um computador local torna-se tão fácil quanto um simples clique de um rato. Tudo o que se faz na web, de uma forma ou outra, acaba por ser um processo de download, uma vez que ao aceder a uma página toda a informação de texto e de imagem é descarregada do servidor para o seu computador local.
Para descarregar software o processo é basicamente igual, o browser inspecciona a extensão do ficheiro a descarregar e se não o reconhecer pede que o visualizador/viewer seja configurado de forma a permitir que o tipo de ficheiro seja visionado, ao mesmo tempo pergunta se o quer guardar para disco local. Clicando com o botão direito do rato (ou mantendo o botão do rato premido caso esteja a utilizar um MAC) obtêm-se outra forma de descarregar ficheiros, após este processo aparecerá um menu "pop-up". Seleccionando o gravar para disco o ficheiro passa a ser descarregado.
Ficheiros Comprimidos
A maioria das vezes os ficheiros que se encontram na Internet estão comprimidos de forma a facilitar e diminuir o tempo de download. Para conseguir descomprimir estes ficheiros necessitará de instalar um programa de descompressão. Para computadores pessoais com o sistema operativo MS Windows o utilitário de compressão/descompressão mais utilizado chama-se WINZIP LINK, para Macintosh OS a aplicação mais utilizada chama-se Stuffit.
Tipos de ficheiros:
Enquanto navega pela WWW encontrará com certeza inúmeros ficheiros electrónicos prontos para serem descarregados para o seu computador local. A melhor forma de identificar estes ficheiros é através da sua extensão que normalmente aparece após o ponto (ex: .html) ocupando entre 2 a 4 letras. A grande maioria dos sites contém ficheiros para quase todos os sistemas operativos, tornando-se muitas vezes necessário identificar os ficheiros mais apropriados para a sua máquina. Em baixoencontra uma lista dos ficheiros mais comuns.
Ficheiros de texto simples
.html/.htm
A linguagem de desenvolvimento de páginas web. Este ficheiro é do tipo ASCII e necessita de um browser para ser visionado.
.txt
Um ficheiro de texto simples. Este ficheiro é do tipo ASCII e poderá ser visionado utilizando um processador de texto ou um editor simples tal como o Notepad.
Ficheiros de Texto formatado
.doc
Um ficheiro comum no mundo dos PC's. Este ficheiro é do tipo ASCII e é proveniente do Microsoft Word, do Word Perfect para Windows ou de outro processador de texto que grave neste formato.
Portable Document Format, um formato proprietário da Adobe Systems Inc. que permite a transferência de ficheiros formatados (textos, brochuras, etc.) via Internet. Estes mantêm o mesmo aspecto em qualquer plataforma. Este ficheiro é do tipo Binário, sendonecessário instalar o Adobe Acrobat Reader. Esta aplicação existe para as plataformas Windows, Mac e Unix.
.ps
PostScript. Este ficheiro é do tipo ASCII sendo, no entanto, impossível de ler a não ser por uma impressora PostScript. Existe, por outro lado, uma aplicação que se chama GhostScript link que tem a capacidade de ler estes ficheiros. Existe para as plataformas Windows, Mac e Unix.
Ficheiros comprimidos
.arc
Uma tecnologia já com alguns anos que não é muito eficiente no seu método de compressão. Este ficheiro é do tipo Binário e poderá servir para a troca de ficheiros com uma máquina que tenha um sistema operativo mais antigo.
.arj
Um formato muito comum especialmente para máquinas com o sistema operativo MS-DOS. Este ficheiro é do tipo Binário e apesar de lento (a comprimir/descomprimir) faz um melhor trabalho do que muitos dos outros ficheiros concorrentes.
.bin
Ficheiro do tipo MacBinary II encoded, necessita de uma aplicação chamada Stuffit Expander. Deverá ser descarregado como binário Mac ou binário de forma a não ser corrompido.
.exe
Um programa de DOS ou Windows ou um ficheiro Self-extracting (auto-descompressão). Este ficheiro é do tipo binário, sendo normalmente executado a partir de um duplo-clique sobre o ícone do ficheiro.
.gz/gzip
O programa de compressão adoptado pelo Projecto GNU, muito utilizado nas plataformas UNIX e PC. Este ficheiro é do tipo Binário.
.hqx
Um formato comum na plataforma Macintosh. Este ficheiro é do tipo Binário, e com esta extensão significa que foi convertido para ASCII de forma a poder ser transportado através da Internet com o máximo de segurança. Utiliza-se um programa (Stuffit Expander) para descomprimir este tipo de ficheiros.
.sit
Novamente um ficheiro utilizado na plataforma Macintosh. Este ficheiro é do tipo binário e foi criado a partir da aplicação Stuffit e deverá ser descomprimido com o stuffit expander.
.sea
Self-extracting archive (arquivo auto-descompremível) da plataforma Macintosh. Este ficheiro é do tipo Binário sendo por norma uma quantia de ficheiros comprimidos em conjunto de forma a facilitar o seu descarregamento. Como a descompressão é feita automaticamente não é necessário software específico.
.tar/.tar.gz/.tar.Z/.tgz
Um arquivo muito utilizado na plataforma UNIX que também existe para PC. Este ficheiro é do tipo Binário. O Tar (Tape Archive) não comprime os ficheiros mas sim cria arquivos. É comum encontrar ficheiros Tar posteriormente comprimidos utilizando o gzip (.tar.gz). No Mac estes ficheiros são abertos utilizando o Tar, no Windows poderemos utilizar o Winzip.
.uu
Um ficheiro Uuencoded do tipo Binário. A técnica de Uuencoding permite converter um ficheiro binário em texto, de forma a poder ser enviado via e-mail. Muitas vezes não se vê a extensão tipo .uu, uma vez que a grande maioria dos programas de e-mail decifram automaticamente este código.
.Z
Um formato de compressão da plataforma UNIX. Este ficheiro é do tipo Binário pode ser descomprimido utilizando o WinZip no PC ou Stuffit no Mac.
.zip
Um formato muito comum no mundo do DOS e Windows que utiliza um utilitário DOS nomeado Pkzip. Este ficheiro é do tipo Binário, podendo ser descomprimido com o WinZip para Windows ou com o Stuffit no Macintosh.
.gif
Graphic Interchange Format, é concerteza o ficheiro gráfico mais comum na Internet. Este ficheiro é do tipo binário. Por norma qualquer browser tem capacidade para abrir uma imagem gravada neste formato.
.jpg/jpeg/jfif
Um standard de compressão de imagem muito utilizado para fotografias e imagens. Este ficheiro é do tipo binário. Podemos abrir este tipo de ficheiro na grande maioria dos programas de tratamento de imagem e nos browsers.
.Tiff/tif
Um formato de ficheiro de alta resolução e por norma de grande peso. Este ficheiro é do tipo binário. Pode ser aberto utilizando a grande maioria de programas de tratamento de imagem.
Ficheiros audio
.au/uLaw/MuLaw
Um dos ficheiros de áudio mais comuns da Internet. Este ficheiro é do tipo binário. Poderá ser aberto com um programa de edição de som convencional.
.aiff
Outro formato áudio comum. Este ficheiro é do tipo binário, necessita do mesmo tipo de programas que os ficheiros .au.
.ra
Um formato proprietário chamado Real Audio Link, desenvolvido pela RealNetworks. Este ficheiro é do tipo binário e permite ouvir o som em tempo real. Necessita da aplicação Real Player.
.wav
O formato de som nativo do Windows. Este ficheiro é do tipo binário e pode ser ouvido com os "sound players" vulgares.
Ficheiros vídeo
.avi
O formato standard de vídeo do Windows. Este ficheiro é do tipo binário e necessita de uma avi player para ser visionado.
.mov/.movie
O formato comum para filmes em QuickTime nativos da plataforma Macintosh. Este ficheiro é do tipo binário. Poderá ser visionado com o Apple QuickTime player.
.mpg/.mpeg
Um formato standard de vídeo que utiliza a compressão mpeg. Este ficheiro é do tipo binário.
.qt
Outra extensão de filmes QuickTime. Este ficheiro é de tipo binário.
COMO CRIAR UM REGISTO DE E-MAIL NA NET?
O correio electrónico é uma das mais populares ferramentas de Internet. Por ser rápido, eficaz, simples e por permitir a troca de ficheiros multimédia.
Neste exemplo poderá ver como fazer o registo no Sapo.
O mail do SAPO é uma novíssima plataforma que permite não só a utilização das mais básicas funções de correio electrónico, mas permite muito mais funcionalidades, que facilitam o dia-a-dia dos Utilizadores, fornecendo um Serviço completo, fiável, robusto, eficaz, moderno e fácil de usar.
De que preciso para ter um SAPO Mail?
Apenas necessita de ter um Registo SAPO, que é grátis, imediato e rápido.
Como fazer?
Entre na página do sapo – www.sapo.pt
Clique em Mail – que se encontra na coluna da esquerda.
Vai aparecer a imagem que se encontra em baixo.
De seguida será só preencher todos os dados solicitados e ir fazendo seguinte até concluir o registo.
Após finalizar o registo, irá aparecer a seguinte imagem, com todos os dados de registo. Deverá guardar esta página para não se esquecer dos dados do registo.
Sempre que quiser aceder ao seu mail, apenas terá de usar os dados indicados.
Espero que esteja esclarecedor.
Qualquer dúvida, o meu contacto é:
Motores de busca
O motor de busca é um utilitário que conduz o operador para os resultados pretendidos de forma rápida, eficaz e rigorosa.
Esse utilitário consiste normalmente num programa de pesquisa booleana, isto é, pesquisa pela introdução dos conceitos procurados, separados por operadores de adição (AND), exclusão (NOT), proximidade (NEAR), alternatividade (OR), com ou sem as chamadas máscaras, normalmente representadas por um asterisco (*).
Quanto mais simples e intuitivo fôr o motor de busca, tanto mais rápida, simples e eficaz será a pesquisa.
Para pesquisar na Internet é preciso técnica, alguma sorte e um pouco de arte. Existem, no entanto, diversos sites gratuitos que permitem uma pesquisa rápida pelas Base de Dados que possuem. Entre eles temos o novo e fresco Pheuk OnLine que utiliza o sapo e que tem ao seu dispôr um motor de busca cheio de sites portugueses. Os motores de busca estão divididos em dois grupos: os directórios e os índices.
Os directórios
Os directórios agrupam a informação por temas/categorias. Uma pesquisa terá como resultado uma lista de sites relacionados com o tema pesquisado. Se quisermos ter acesso ao site do "Louvre" (ou outra pesquisa genérica) este tipo de motor de busca é bastante eficaz. Como exemplo de um directório, temos o Yahoo, o mais conhecido.
Os índices
Os índices procuram dentro de todo o texto das páginas de um web site. Para isso utilizam aplicações chamadas Spiders/Aranhas ou Web Bots cuja principal função é a análise de páginas web e newsgroups indexando todas as palavras encontradas. Se quisermos fazer uma pesquisa mais específica (ex. Leonardo da Vinci) este tipo de motor de busca dá-nos melhores resultados.
Um dos defeitos deste tipo de motor de pesquisa é a grande probabilidade dos resultados incluírem páginas que nada têm a ver com o tema pesquisado, visto que basta conter a palavra pedida que essa página aparecerá como resultado. Um dos mais famosos motores de busca pertencentes a este grupo é o Altavista.
Alguns dos motores de busca mais usados:
Yahoo
A9
Lycos
Motores de busca diferentes:
Kartoo
Tendencia
Motores de busca específicos:
specialized
Directórios:
Invisible-web
Glossário da Internet
@
Em português dá-se o nome de ''arroba'' a este símbolo. A arroba é utilizada nos endereços de Email (joao@clix.pt) e significa ''at'' (em).
Attachment
Em Português: Anexo. A frase ''esta mensagem de Email tem um attachment'' significa que a mensagem tem um ficheiro em anexo. Um ficheiro anexo a uma mensagem é normalmente representado por um ''clip''.
Backbone
Se traduzirmos livremente esta palavra para Português ficamos com ''espinha dorsal''. Podemos dizer, por exemplo, que as ligações entre todos os pontos de acesso de um fornecedor de acesso Internet formam um backbone uma vez que esse conjunto de ligações é essencialmente a ''espinha dorsal'' de toda a rede do fornecedor de acesso.
Bit (Binary Digit)
O BiT é a mais pequena unidade utilizada para medir quantidades de informação. Um BiT é um algarismo (0 ou 1) e a um conjunto de oito bits dá-se o nome de byte. Nos textos electrónicos, por exemplo, cada letra é representada por um byte, ou seja, um conjunto de oito bits.
Bookmark
Em português: Favoritos ou, e se traduzirmos à letra, marcador de livro. A função Bookmark (favoritos) encontra-se normalmente nos browsers (o Internet Explorer ou o Netscape Navigator) para marcar uma página que se pretende visitar mais tarde. A página ''marcada'' é adicionada à lista de favoritos que é acessível no menu correspondente.
Browser
O Browser é o nome genérico do programa que nos permite navegar na Internet. Os mais populares são o Internet Explorer e o Netscape Navigator (pode instalar as versões mais recentes de ambos a partir do seu IP-ROM).
Bug
Um bug é um erro num programa (software) ou mesmo num equipamento (hardware) que provoca uma acção inesperada. Um bug pode ser uma falha de segurança num programa, a incapacidade de lidar com datas posteriores a 31 de Dezembro de 1999, entre muitas outras falhas.
Byte
O Byte é uma unidade que permite medir a quantidade de informação e é, normalmente, o conjunto de oito bits. Uma letra num texto electrónico, por exemplo, ocupa um byte.
CGI (Common Gateway Interface)
CGI é a abreviatura de Common Gateway Interface, uma tecnologia utilizada para fazer a ''ponte'' entre o browser e as aplicações de servidor. Os programas de servidor a que damos o nome de CGIs são utilizados para desempenhar inúmeras tarefas, como por exemplo processar os dados inseridos em formulários, mostrar banners publicitários, permitir o envio de notícias para amigos, etc.
Cache
A cache é a parte da memória do computador ou do disco rígido que armazena dados frequentemente requisitados, de modo a aumentar a rapidez de acessibilidade. Os browsers mais populares (Internet Explorer e Netscape Navigator) criam um espaço no disco para utilizar como ''cache'' para que as páginas web já visitadas pelo utilizador fiquem guardadas e apareçam mais rapidamente quando as volta a visitar.
Comércio Electrónico
Este é o nome genérico que se dá à compra e venda de bens e serviços via Internet. A todo o tipo de comércio que ocorra na Internet dá-se este nome.
Cookies
Se traduzirmos à letra significa ''bolachas''. Os cookies são pequenos ficheiros criados pelo Internet Explorer (ou Netscape Navigator) a pedido do web site que se está a visitar. Um cookie contém normalmente um número de série. Quando se visita de novo o web site que gerou o cookie, o servidor do web site repara que já existe um cookie e assim percebe que o utilizador já visitou o site. O servidor apenas pode lêr o número de série contido no cookie e nada mais. O servidor não pode saber quem o utilizador é nem pode obter qualquer tipo de informações pessoais.
Correio Electrónico (Email)
O Email, também conhecido por correio electrónico, é o envio e recepção de mensagens electrónicas através de um programa apropriado. Para enviar uma mensagem para um amigo que possui um endereço de correio electrónico, basta utilizar um programa de Email (por exemplo o Outlook Express que pertence ao pacote de programas incluidos no Internet Explorer) e digitar o endereço do destinatário, o assunto e o texto da mensagem. Quando se efectua o envio da mensagem, ela demora, normalmente, poucos segundos a chegar à "caixa" de Email do destinatário. Da próxima vez que o destinatário se ligar à Internet e verificar a caixa de Email, recebe a mensagem.
Crash
Traduzido à letra ''crash'' significa ''choque'' ou ''acidente''. Quando o computador fica paralizado diz-se que ocorreu um ''crash''. Este termo pode também ser aplicado a um programa individualmente, isto é, se um dos programas ficou paralizado mas o resto do PC está funcional, diz-se que o programa ''crashou''. Muitos utilizadores já utilizam o verbo ''crashar'' embora esta palavra não faça oficialmente parte do vocabulário português.
Domínio
Também chamado sub-domínio, é o nome dado ao computador no qual está alojado o servidor das suas páginas. Este domínio pode ser real, se o computador apenas tiver um nome, ou pode ser virtual, se o computador for conhecido por diversos nomes, i.e., se nele residirem vários domínios. Em linguagem corrente, Domínio é utilizado muitas vezes como o nome que identifica uma entidade (organização, marca, produto) na Internet. O domínio é composto por um nome e por um sufixo (ex. ip.pt).
Download
Traduzido à letra significa ''carregar para baixo''. Quando se está a transferir um ficheiro de um web site para o computador está a fazer-se um download.
Encriptar
Procedimento que codifica o conteúdo de uma mensagem ou ficheiro, impedindo deste modo a sua leitura por utilizadores não autorizados. São técnicas muito utilizadas para proteger e assegurar a privacidade e segurança na transferência de dados confidenciais.
Endereço IP
Um endereço IP é uma sequência de algarismos (exemplo: 192.168.0.1) que representa o endereço de um computador que está ligado à Internet. A cada computador ligado à Internet corresponde um endereço IP. Os endereços sob a forma www.nome.pt são utilizados para não ser necessário decorar números. Ao endereço www.nome.com corresponde um endereço IP.
FAQ (Frequently Asked Questions)
Em Português: Perguntas Frequentes. Uma FAQ (Frequently Asked Questions), é um conjunto de respostas às perguntas mais frequentes, colocadas pelos utilizadores de determinado site, produto ou serviço.
FTP (File Transfer Protocol)
FTP significa "File Transfer Protocol". Através deste protocolo é possível efectuar a transferência de ficheiros pela Internet de uma maneira fiável. Actualmente existem programas que utilizam exclusivamente este protocolo, para que se possam efectuar transferências de ficheiros de uma forma prática. A função mais comum do FTP é o "download" de ficheiros, embora muitos programas já executem esta função, se bem que utilizem, normalmente, um protocolo mais lento e menos fiável do que o FTP. Com este tipo de programas também é permitido enviar ficheiros (upload) para áreas de FTP. O upload é mais utilizado para colocar páginas on-line.
Firewall
Traduzindo à letra Firewall significa ''Parede de Fogo''. Uma firewall é um programa, um equipamento ou uma combinação dos dois que protege uma rede de computadores (de uma empresa por exemplo) para que os utilizadores de internet não possam aceder a zonas confidenciais da rede protegida. Uma firewall consegue também limitar aquilo que os utilizadores da rede protegida conseguem fazer para fora (impedindo o acesso a determinados web sites, ou limitando o uso de programas de video-conferência, etc).
Freeware
Em português: programa (software) gratuito. Um programa do tipo Freeware pode ser utilizado sem qualquer pagamento e sem nenhuma restrição.
GIF (Graphics Interchange Format)
um tipo de ficheiro com formato de imagem. Muitas das imagens visualizadas nas páginas Web estão em formato GIF. Estes ficheiros têm a extensão .gif
HTML (Hyper Text Markup Language)
À linguagem utilizada para produzir páginas web dá-se o nome de HTML, ou seja, produzir um ficheiro html é sensivelmente a mesma coisa que produzir uma página web.
HTTP (HyperText Transfer Protocol)
O ''protocolo'' utilizado para navegar na web é o http, isto é, ao escrever ''http://www.nome.pt/index.html'' estamos a dizer ao browser para transferir o ficheiro index.html, que está no servidor www.nome.pt, com o protocolo http.
Hacker
Em termos gerais um hacker é alguém que gosta de explorar todos os aspectos dos sistemas informáticos, incluindo sistemas de segurança. Hackar é um verbo normalmente utilizado para descrever a violação de um sistema informático. A palavra ''hacker'' significa, para a maioria dos utilizadores, a pessoa que viola a segurança de sistemas informáticos.
Hiperligação
Esta é a tradução literal de ''Hiperlink''. As palavras ou imagens de uma página web nas quais é possível clicar chamam-se links, hiperlinks ou hiperligações.
Home Page
Este termo quer normalmente dizer ''página principal de um web site''. A Home Page de um web site é a sua página principal. A home page de um utilizador pode ser a sua página pessoal, mas pode também ser a página que carrega quando se abre o browser (Internet Explorer ou Netscape Navigator).
IRC (Internet Relay Chat)
O IRC (Internet Relay Chat) é o serviço que permite conversar com outros utilizadores em tempo real, em modo de texto. Ao utilizar um programa para este tipo de serviços (por exemplo o mirc) pode escolher um de muitos servidores de conversa disponíveis, um "nick" (pseudónimo) que pode ser o seu nome verdadeiro ou um nome inventado, e de seguida escolher um dos muitos canais (também chamados de salas) para conversar com os utilizadores que aí estiverem presentes. Tudo aquilo que escrever numa determinada sala pode ser lido pelos utilizadores da sala, e tudo aquilo que os outros utilizadores escreverem pode ser lido por si. É ainda possível conversar em privado com um só utilizador.
ISDN (Integrated Service Digital Network)
Em Portugal as linhas telefónicas do tipo ISDN são conhecidas pelo nome RDIS. Este tipo de linhas telefónicas permitem ligações à Internet a velociades de 64 kbits/segundo. Para ligar o computador a uma linha RDIS utiliza-se uma placa apropriada ou um ''modem RDIS''. As linhas RDIS têm outras utilizações (para além de serem utilizadas para fazer chamadas telefónicas normais) e têm uma assinatura mensal superior à linha telefónica tradicional. Na linha RDIS o preço dos impulsos e a sua duração é igual à linha telefónica tradicional.
ISP (Internet Serviçe Provider)
Em Português: Fornecedor de Acesso Internet. As empresas através das quais os utilizadores se ligam à Internet são Fornecedores de Acesso Internet.
Internet
A Internet é a rede das redes, que é formada por um vasto conjunto de redes independentes ligadas entr si. A Internet liga computadores de diferentes tipos e dimensões e permite a comunicação entre pessoas de diferentes países, raças e culturas.
Intranet
A uma rede interna (dentro de uma empresa ou residência) que tem um servidor web internet e outras ferramentas de comunicação dá-se o nome de Intranet. Esta rede pode, naturalmente, estar ligada à Internet, mas o facto de possuir um web site interno apenas disponível para os funcionários da empresa é o suficiente para se dizer que é uma Intranet.
JPEG (Joint Photograhic Experts Group)
É um tipo de ficheiro com formato de imagem. Muitas das imagens visualizadas nas páginas Web estão em formato JPEG. Estes ficheiros têm a extensão .jpg
Java
Linguagem de programação que possibilita criar interactividade em páginas Web. A utilização de pequenos programas em Java também designados por Applets, permite criar diversas funções, tais como, animações, cálculos e outros truques.
kbps
Abreviatura de ''kilobits per second'' ou seja, kilobits por segundo. Esta é a unidade de medida da velocidade de transmissão da informação. Quando se diz que um modem tem a velocidade de 33.6 kbps significa que ele é capaz de transferir 33.6 kilobits de informação por segundo.
Kilobyte
É uma unidade que permite medir a quantidade de informação. Um kilobyte equivale a 1024 bytes (e não a mil bytes como a palavra pode kilo pode sugerir).
Largura de Banda (Bandwidth)
Velocidade máxima que uma determinada ligação permite. Por exemplo: ao ligar o computador ao fornecedor de acesso internet com um modem de 33.6 kbps estabelece-se uma ligação cuja largura de banda é 33.6 kbps. Ao transferir um ficheiro a velocidade máxima que é possível atingir é de 33.6 kbits por segundo.
Mailing List
Em português: Lista para envio de Correio. Uma mailing list é uma lista à qual o utilizador pode adicionar o seu endereço de correio electrónico para receber mensagens do moderador da lista e/ou dos restantes membros. Alguns web sites têm mailing lists para manter os seus membros informados das novidades e nas quais o utilizador se pode inscrever digitando o endereço de Email numa pequena ''caixa'' presente no web site.
Megabyte
É uma unidade que permite medir a quantidade de informação. Um megabyte equivale a 1024 kilobytes.
Modem
Esta palavra resulta da junção das palavras modulador e desmodulador. Dá-se o nome de modem ao aparelho que transforma dados analógicos em digitais e vice-versa. O modem é o pequeno aparelho (ou placa) que liga o computador à linha telefónica para estabelecer a ligação com o fornecedor de acesso Internet.
Netiquette
Em português: Netiqueta (etiqueta na Internet). Ao conjunto de regras de boas maneiras para utilização da Internet dá-se o nome de Netiqueta.
Newsgroups
Em Português: grupos de notícias ou grupos de discussão. Os Newsgroups permitem, aos utilizadores de todo o mundo, trocar ideias entre si através de mensagens que todos podem ler. Imagine, por exemplo, um placard na cafetaria de uma escola que está visível a todos. Se colocar uma mensagem todos os alunos a podem ler. Qualquer um pode, da mesma forma, colocar uma mensagem em resposta à sua. Agora imagine que existe um placard para cada assunto diferente. Os newsgroups funcionam de uma forma muito semelhante.
POP (Point of Presence)
Em Português: Ponto de Presença. Um POP é, normalmente, um servidor de um fornecedor de acesso internet instalado numa determinada localidade para permitir a ligação por chamada local. Se um fornecedor de acesso Internet tem um POP em Coimbra isso quer dizer que os utilizadores de Coimbra se podem ligar ao fornecedor de acesso por chamada local.
Plug-in
Utilitário que aumenta a funcionalidade de um determinado programa. Para conseguir navegar em páginas web com funcionalidades especiais é necessário instalar os ''plug-ins'' no browser (Internet Explorer ou Netscape Navigator) correspondentes a essas funcionalidades.
Proxy
Um servidor proxy está encarregue de ''navegar'' nas páginas em nome do utilizador e guardar essas página no seu disco, ou seja, se o Internet Explorer do utilizador estiver configurado para navegar com o ''proxy'' do fornecedor de acesso, as páginas visitadas pelo utilizador ficam guardadas no proxy. Quando um outro utilizador pretende visitar a página que já foi visitada pelo primeiro utilizador, o acesso à página é mais rápido porque já estava guardada no proxy do fornecedor de acesso.
QuickTime
O QuickTime é o nome de um pequeno programa (também disponível em formato de plugin) que permite visualizar videos neste formato criado pela Apple. Da mesma forma que para ouvir músicas no formato RealAudio é necessário instalar o Real Player, para ver vídeos no formato QuickTime é necessário instalar o Quicktime ''player''.
RDIS (Rede Digital Integradora de Serviços)
Tipo especial de linhas telefónicas comercializado, em Portugal, pela Portugal Telecom. Este tipo de linhas telefónicas permitem ligações à Internet a velociades de 64 kbits/segundo. Para ligar o computador a uma linha RDIS utiliza-se uma placa apropriada ou um ''modem RDIS''. As linhas RDIS têm outras utilizações (para além de serem utilizadas para fazer chamadas telefónicas normais) e têm uma assinatura mensal superior à linha telefónica tradicional. Na linha RDIS o preço dos impulsos e a sua duração é igual à linha telefónica tradicional.
Router
Computador ou Software que interliga duas ou mais redes. Os Routers passam todo o seu tempo à procura dos endereços de destino dos pacotes que por ele passam, encaminhando-os para outros endereços de destino, de acordo com o protocolo utilizado. Para que uma rede de computadores, por exemplo de um escritório, se ligue à Internet é necessário instalar um router (o aparelho) ou um programa que desempenhe o papel de router (instalado no servidor da rede).
Servidor (Server / Host)
Computador central, que administra e fornece informação a outros computadores-clientes. Existem servidores Web que disponibilizam páginas online, servidores de mail que distribuem mensagens, etc.
Shareware
Tipo de programa (software) que é disponibilizado para que o utilizador o possa testar e que necessita de um registo (pagamento) para que se possa utilizar após o período inicial de testes. Existem muitos programs disponíveis na Internet que são deste tipo.
Spam
Correio electrónico ''lixo''. As mensagens publicitárias que são enviadas para muitos utilizadores ao mesmo tempo e que não foram pedidas por esses utilizadores são consideradas spam. A maioria dos fornecedores de acesso proíbe este tipo de práticas, e os utilizadores que enviarem mensagens publicitárias a muitos utilizadores que não as pediram podem ser banidos do fornecedor de acesso.
Streaming
Este termo tem origem na palavra ''stream'' que em português significa ''corrente'' (no sentindo de corrente de um rio por exemplo). Na Internet este termo aplica-se sobretudo ao vídeo e audio que o utilizador começa de imediato a ver mesmo quando o ficheiro não chegou todo ao computador. Ou seja, o vídeo/som começa a ''chegar'' ao computador do utilizador e é de imediato colocado no monitor, e à medida que o ficheiro continua a ser transferido o seu conteúdo continua a ser mostrado. O audio e vídeo dos eventos que são transmitidos em directo via Internet utilizam esta tecnologia.
TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol)
É o protocolo de comunicação básico da Internet, para interligar redes cujos componentes usam sistemas operativos distintos. Podemos dizer que o TCP/IP é o conjunto de regras técnicas que os computadores utilizam para enviar e receber informações na Internet e nas Intranets.
TIFF (Tag Image File Format)
É um tipo de ficheiro com formato de imagem. Este formato é muito pouco utilizado em páginas web mas é bastante popular por entre os designers e por aqueles que necessitam de gravar uma imagem com uma boa ''resolução''. Estes ficheiros têm a extensão .tif
Telnet
Este é um dos serviços da Internet menos conhecidos e permite efectuar a ligação a um computador em modo de texto e trabalhar nesse mesmo computador como se o utilizador estivesse sentado à sua frente. Ao utilizar um programa apropriado o utilizador efectua uma ligação Telnet ao computador pretendido e digita comandos (normalmente unix) para trabalhar no computador.
URL (Universal Resource Locator)
O endereço de uma página web que se escreve na barra de endereços do browser (Internet Explorer por exemplo) é um URL. Aos endereços de ftp completos (ftp://nomedoservidor.com/ficheiro.zip) também se dá o nome de URL. Um URL é composto pelo nome do protocolo (por exemplo 'http://') o nome do servidor (www.servidor.pt) e nome do ficheiro (/index.html). Quando o url não tem o nome do ficheiro (exemplo: http://www.servidor.pt/) o servidor assume que se está a pedir o ficheiro 'index.html'.
Upload
Upload é o processo inverso de download, isto é, consiste no acto de transferir ficheiros do seu computador para um computador remoto.
VPN (Virtual Private Network)
Quer dizer Rede Privada Virtual. Normalmente designa uma rede na qual existem pontos interligados que utilizam a Internet como base de comunicação. A comunicação entre estes pontos utiliza técnicas de encriptação de modo a que toda esta rede seja virtualmente privada. Por exemplo, uma empresa com dois escritórios em diferentes locais geográficos. Utilizando a Internet, os dois escritórios ligam as suas redes numa só, sem que os outros utilizadores da Internet possam ter acesso à sua Rede Privada.
WYSIWYG (What You See Is What You Get)
Abreviatura de ''What You See Is What You Get'' (Aquilo que você vê é aquilo que você terá). Quando se diz que um determinado programa é WYSIWYG, significa que aquilo que o utilizador está a ver no ecrá é aquilo que vai sair na impressora ou o resultado final do trabalho. Por exemplo: o Microsoft Word é WYSIWYG porque aquilo que se vê no ecrã é exactamente aquilo que sai na impressora. O Microsoft Frontapage é WYSIWYG porque aquilo que se vê na parte de editor de páginas web é o que se vai ver quando o programa produzir os ficheiros html finais.
World Wide Web (WWW)
World Wide Web, ou apenas Web, é o termo utilizado quando nos referimos à imensidão de páginas existentes em toda a Internet; Página web é o termo utilizado para nos referirmos a uma determinada página; E web site, também conhecido por "sítio" ou "sítio web" é o conjunto de páginas web num determinado endereço. Por exemplo: todas as páginas web do Clix formam um web site porque estão todas alojadas no endereço do Clix, que é o www.clix.pt.
Outros glossários disponíveis:
Aumento da capacidade da conta hotmail
Aumentar até 250Mb
É só seguir as instruções:
> >
> >Esta dica é para aqueles que tem login@hotmail.com conseguirem
> >aumentar a capacidade da caixa postal de 2Mb para 25Mb!!!
> >
> >No webmail do HOTMAIL entre em Opções/Opções pessoais/Meu perfil
> >
> >Depois troquem os dados para:
> >País/Região: Estados Unidos
> >Estado: California
> >CEP:90015
> >
> >Agora use este link para suspender a conta e depois vai em encerrar
> >minha conta (copie e cole as duas linhas do link) :
> >
> >http://help.msn.com/!data/pt_br/data/HotmailPIMv10.its51/$content$/PIM_PROC_CLOSEACCT.HTM?H_APP=MSN+Hotmail#
>
>
> >
> >Depois disso para reativar a conta:
> >Reactivação em www.hotmail.com e assim aproveite os 25 mb.
> >
> >Testado e aprovado.
> >
> >OBS - Façam a reactivação NO MESMO DIA(pode ser logo de seguida), ou
> >perderão os emails. No mesmo dia não há perda nenhuma...
Trabalhos de Luis Relvas
Olá colegas e formador.
Aqui estão os links para o blog e a página pessoal que fiz.
BLOG - http://formadorluisrelvas.blogspot.com/
PP - http://homepage.mac.com/luis.relvas/
Se vos interessar um documento sobre fotografia digital/máquinas fotográficas digitais vão à minha página pessoal e em documentos está um ficheiro flash que podem consultar e/ou imprimir.
Publicidade ao blog Cores Perfeitas
Este é o meu trb neste curso. Aproveitei o curso para aprofundar os meus conhecimentos, e assim tornar público uma das coisas que me dá prazer fazer nas minhas pequenas horas vagas.
Em vez de fazer algo para a brincadeira, fiz algo que vou usar no futuro e melhorar cada vez mais ao longo do tempo. E como publicitária que sou, não podia deixar de aproveitar esta oportunidade de dar-me a conhecer. Conhecem melhor forma de publicar e dar a conhcer que o "passa a palavra"!?
Muito Obrigada
Sofia Paço
Cores Perfeitas
Primeira experiência de video blog
Para ver o vídeo clique aqui

Vou tentar descrever aqui o processo:
1 - Registar o vídeo com câmara de vídeo o fotográfica digital em modo vídeo.
2 - Cortar as partes desnecessárias com o movie maker, ou no imovie para os bafejados pela sorte.
3 - Gravar para formato email, para ser compactado de forma a "correr" bem na net.
4 - Vá a um site de alojamento de conteúdos tipo putfile e faça o upload.
5 - Copie o endereço http://.....
6 - No post do blog, seleccione a palavrea para lincar, clique no botão link do editor de texto e insira o link.
7 - É só gravar.